Notas Úteis?

Estamos comemorando 1 (um) ano de blog, cheio de acertos e também defeitos, temperos da evolução de um trabalho que vive de anseios literários. Ao relembrar cada um dos textos publicados aqui, noto o tempo que se foi, e também relembro o sentimento de escrever cada um deles, sempre na esperança de provocar no leitor a maravilhosa sensação do riso. Diverti-me muitas vezes com os comntários dos "inúmeros" leitores que, sempre dispostos, teceram passagens que alongavam a diversão do texto, fazendo com que este se estendesse para além do trabalho restrito ao autor, demonstrando a capacidade de interação entre o perto e o longe, provando que a diversão através da leitura se faz possível em diversas maneiras, ainda que haja a diferença de opnião, de prefêrencia artística ou mesmo de raízes culturais.

Fico extremamente feliz por ter chegado até aqui, com uma tão idéia simples, nada inédita, mas que me rendeu bons frutos, dentre eles uma evolução desejada no meu progresso literário, podendo construir ficções tão reais, tão palpáveis, retratos das relações cotidianas, entre pessoas comuns, dotadas de fraquezas comuns, às vezes felizes, outras tristes, porém lutadoras, insistentes e raramente acomodadas, mesmo que cheias de conformismo religioso. Vi e ouvi muitas histórias reais, que mais pareciam mentirosas, por terem, muitas vezes, o conteúdo pessoal desprezado, ora vejamos: os homens podem ser falsos, egoístas, apaixonados, persistentes, medíocres, preguiçosos, ignorantes e preconceituosos. Estes são todos elementos reais, porém nas mãos do bom criador são capazes de originar a mais fantástica das histórias, encerrando em si a simplicidade da criação, pois boas idéias, as melhores pelo menos, raramente são complexas, partem de um ponto de necessidade, algo inerente a todos nós, como a incrível sensação que temos ao sorrir. Provocar sensações, é o óbvio intuito da criação artística, sendo que tais sensações podem ser despertadas a partir de coisas SIMPLES, presentes no dia a dia, na vida comum das pessoas, fatos que passam despercebidos e, que por isso mesmo, só nos provocam sensações relevantes se forem bem apresentadas, bem contadas, nas mãos de quem consegue escrever uma boa história.

Tenho visto diversas pessoas que se propõem a escrever, com a finalidade de provocar o riso, entretanto, muitas delas se perdem em busca do erudito, de algo mais formal ou mais complexo, e acabam por se tornarem cansativas com textos pretensiosos, que não encerram a simplicidade, muito menos a boa construção, buscam, na verdade, impressionar somente, esquecendo que fazer rir é muito fácil. Auto-crítica e humildade são sinais de maturidade artística, detalhes pouco presentes naqueles que já se jugam excelentes, e não em progresso, em evolução. Estudar a si mesmo, ao próprio trabalho e vigiar a própria evolução artística são tarefas indispensáveis para a auto construção.

5 comentários:

arghlemonster disse...

Percebi que o que escrevestes aqui foi de coração. O último parágrafo me deu um tapinha, mas pelo menos é isso a mesmo. Pra mim escrever é simples, basta me agradar. Vejo daqui a 20 anos o que seria um blog, somos de certa forma pioneiros, e de que nada valha. Aí é que tá a parada, viva o prazer de escrever.

Anônimo disse...

É isso ai man! O texto tá bom quando nos agrada. E viva o prazer de escrever!

Sessyllya ayllysseS disse...

Cada um com seu estilo, há escritores, textos e leitores para todos os gostos... E vc conquistou minha mente com seu estilo objetivo e simples - mas nem por isso simplista - de escrever...

Parabéns sempre!!!

boO disse...

seus textos são... digamos... únicos!

adoOro!

Darshu Amrit disse...

atrasadinho mas, parabens.... o 1(um) ano de blog é uma vitória que vc conseguiu de forma difícil.... acompanhei alguns momentos no início q vc ficava doido pq num tinha tempo de escrever pq o trabalho não deixava, as vezes atrasava a edição e tal mas taí, conseguiu manter firme o projeto e hj é esse sucesso... parabens cara, do fundo do coração msm...